Vivemos num mundo novo e não tão admirável assim. De um lado, os avanços tecnológicos nos deixam maravilhados, hiperconectados e com a certeza de estarmos em pleno futuro com que a ficção científica nos fez sonhar. Do outro, nunca estivemos tão estressados, deprimidos, ansiosos, doentes, solitários, polarizados, violentos. E se nós, adultos, estamos sentindo esses efeitos em nossos corpos e mentes de maneira muito clara, imaginem, então, aqueles que ainda estão em formação física, psíquica, moral e cognitiva: as crianças e os adolescentes.
Hoje em dia, precisamos entender isso com urgência: o quarto não é mais um lugar seguro para crianças e adolescentes. O mundo digital que lhes oferece informação e entretenimento a qualquer hora é o mesmo que os expõe a abusos e violência sexual, extorsão, adultização, bullying, ódio, racismo, automutilações, baixa autoestima, num ciclo que se alimenta a si próprio e faz vítimas, silenciosas ou explosivas, a cada hora.
A lista dos perigos é imensa e, a cada dia, surgem novas variantes desse mesmo problema. É por isso que não podemos delegar a uma só instância a luta pela preservação da saúde física e mental e pela segurança de crianças e adolescentes: esse é um esforço que precisa ser coletivo – famílias, escola, sociedade, Estado, todos juntos, enfrentando o que já conhecemos e o que ainda está por vir.
Foi dessa certeza e da vivência perturbadora no cotidiano da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima que o organizador Daniel Viana teve a ideia deste livro, agora lançado pela MCL Editora.
Com determinação, ele se tornou o fio condutor que uniu especialistas das mais diversas áreas para oferecer a pais, responsáveis, professores, educadores e todos aqueles que veem na infância e na adolescência o futuro deste país um farol para navegar pelos mares revoltos do mundo digital. De todas as orientações, conselhos, dicas deste livro, uma delas é vital: esteja presente, viva com seus filhos a vida real, que é feita de atenção, interesse por eles e por esse mundo que tanto os atrai, carinho, olho no olho, abraço e beijo.
A sensação que ficará em você, leitora ou leitor, da leitura deste livro é uma só: não estamos sozinhos. Venha conhecer a sua grande rede de apoio nessa luta.
Somos um grupo voltado para entregar os melhores livros com preços acessíveis para todos os leitores de todas as classes sociais, com qualidade e atendimento diferenciado.